Junho Laranja: mês alerta sobre a prevenção e o tratamento da anemia e leucemia

Postado em Saúde do Trabalhador. 07 de junho de 2023

Atenção à alimentação para prevenir anemia e outras doenças

A anemia é um problema que afeta 30% da população mundial, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em especial crianças abaixo de 2 anos e mulheres, mas também homens e idosos.

A condição é caracterizada pela queda no conteúdo de hemoglobina, o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos no sangue, devido à carência de um ou mais nutrientes essenciais, como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Também pode ser consequência da perda de sangue ou de diferentes doenças ou condições adquiridas ou hereditárias.

Entre os sintomas, estão: falta de apetite, cansaço generalizado, falta de ar, tontura, dor de cabeça, ansiedade, queda de cabelo, formigamentos nos pés e mãos, falta de disposição, palidez na pele e nas mucosas, dor no peito e desejo de ingerir substâncias que não são necessariamente alimentares, como arroz cru ou gelo.

Por isso, é fundamental atentar à ingestão de alimentos variados e ricos em ferro, zinco e vitamina B12, como carnes, vísceras (fígado e rim bovinos), produtos lácteos, ovos, peixes, leguminosas e vegetais de coloração mais escura, como espinafre e brócolis.

Assim, para ter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais saudável, Jéssica Nascimento, nutricionista da RS Serviços, recomenda:

– Fontes de proteínas, como carnes (vermelha ou branca) assadas ou cozidas. Os que gostam de peixe podem apostar em pratos com sardinha fresca que é uma opção com preço baixo;

– Os grãos, como feijão, lentilha ou grão-de-bico, também são fontes de proteínas, importantes, aos que possuem dieta vegetariana;

– Fontes de carboidratos: arroz, batata, mandioca ou farinhas de milho e mandioca (sempre com moderação, no máximo, 2 colheres de sopa);

– Fontes de fibras, vitaminas e minerais: não dispensar verduras e legumes às refeições pelos seus inúmeros benefícios;

– Frutas devem ser consumidas in natura; de referência sem a adição de ingredientes calóricos como leite condensado.

Segundo ela, é importante não abusar do sal e nem das fontes de gorduras. Ela sugere experimentar novos temperos para deixar os pratos mais apetitosos, como ervas desidratadas (importante observar se não houve adição de glutamato – realçador de sabor) e frescas.

“Faça da atividade física uma aliada e interrompa o tempo sedentário —uso de telas de televisão, smartphone ou videogames— a cada meia hora.” Além disso, a nutricionista aconselha a refletir sobre o tempo gasto indiscriminadamente nas redes sociais ao invés de adotar práticas mais saudáveis à rotina do dia a dia.

RS oferece almoços equilibrados aos seus colaboradores – Assim, manter hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada é fundamental para a manutenção da saúde. Por isso, explica a nutricionista, a RS preocupa-se em fornecer almoço para seu quadro de colaboradores administrativos, em refeitório na sua sede.

“As refeições são variadas e preparadas pela equipe composta por 6 pessoas, diariamente. O cardápio tem novidades todas as semanas e são ofertados entre as opções: feijão, arroz, arroz integral, saladas, verduras, ovos cozidos e sempre uma opção de carne e frango ou suíno, além de suco natural e uma fruta ou sobremesa”, lista a profissional da RS.

Os salgadinhos não são proibidos, mas podem ser substituídos por versões mais salutares, como castanhas, nozes, ovos de codorna, palitinhos de vegetais, conservas caseiras, legumes assados, antepasto de berinjela, entre outros, nas palavras dela.

Saúde do Trabalhador

Aqui, você encontra assuntos sobre Saúde do Trabalhador.