Marcio Rachkorsky: moradores x entregadores de aplicativos

Postado em Notícias. 03 de maio de 2024

Qual a responsabilidade do condomínio nas confusões entre moradores e entregadores de aplicativos?

Confira orientações do especialista condominial, Marcio Rachkorsky, que é também consultor comercial na RS Serviços.

Conflitos entre moradores e entregadores de aplicativos são cada vez mais comuns nos condomínios urbanos e o tema cada vez mais delicado, pois os relatos são inúmeros de brigas e agressões.

Por isso, é importante entender que a responsabilidade do condomínio nesses casos envolve não apenas a segurança, mas também a harmonia entre os residentes e aqueles que prestam serviços.

Entre os relatos, a recusa do entregador em subir é bem frequente e tem a sua razão. Afinal, pode ser devido a políticas da empresa de entrega ou por questões de segurança pessoal.

Outro caso comum, é a proibição do porteiro devido às regras do condomínio.

Assim, é crucial que as regras sejam claras e de conhecimento de todos. Se o regulamento interno proíbe a subida de entregadores, isso deve ser comunicado de forma transparente.

Da mesma forma, se mesmo assim houver desentendimentos, o síndico tem o dever de intervir. Chamar a polícia pode ser necessário em situações de agressão ou ameaça. Além disso, o síndico deve considerar a implementação de multas no regulamento interno para punir comportamentos inadequados, semelhante às penalidades já existentes por outras infrações menores.

Em casos desse tipo, o síndico deve documentar o incidente, acionar as autoridades quando apropriado e aplicar multas conforme o regulamento.

É essencial que o condomínio promova um ambiente de respeito mútuo e compreensão, garantindo que tanto moradores quanto prestadores de serviço se sintam seguros e valorizados.

 

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