Pesquisa aponta alta na contratação de limpeza terceirizada

Postado em Condomínios. 20 de fevereiro de 2024

Limpeza terceirizada cresce devido a novos empreendimentos residenciais, mais escritórios e conscientização sobre o bem-estar. Hotelaria, alimentação e saúde são setores que também ampliam a terceirização da limpeza

A contratação de serviços de limpeza terceirizados está em alta, de acordo com a pesquisa Análise de mercado de serviços de limpeza por contrato, tamanho e previsão 2024-2028, divulgada em fevereiro de 2024.

O crescimento previsto pelo levantamento é da ordem de 5,5% e a expansão estará acelerada nos próximos 5 anos.

O aumento da contratação de serviços especializados de limpeza destaca entre os principais fatores da tendência mundial, incluindo o Brasil, o lançamento de novos empreendimentos residenciais, a conscientização sobre o bem-estar e a sustentabilidade no local de trabalho e, também, a ampliação do número de espaços de escritórios.

Além disso, os indicadores estimam que o segmento comercial registre um avanço significativo, como também:

  • os estabelecimentos hoteleiros, incluindo hotéis, resorts e SPAs,
  • o setor alimentício, principalmente restaurantes, cafés e bares,
  • o segmento de saúde, como hospitais, laboratórios e centros de saúde, e
  • as instituições educacionais.

Nesse panorama, a RS Serviços, que oferece soluções para serviços de terceirização, que incluem limpeza e portaria, e tecnologia da segurança em diferentes áreas de atuação, apresentou um crescimento de 289% de 2018 a 2023.

“Temos mais de 8500 colaboradores, mais de 1300 clientes ativos e filiais distribuídas para suporte operacional, a fim de prestar atendimento personalizado com qualidade certificada ISO 9001”, afirma Renato Alves, CEO e fundador da RS.

A empresa completa 18 anos neste ano e possui sede em São Paulo e filiais no ABC, Guarulhos, interior paulista, litoral Norte de SP, no Rio de Janeiro, RJ, e, em breve, em Belo Horizonte, MG.

Benefícios da terceirização

O executivo da RS Serviços explica que a empresa investe em treinamentos e capacita as equipes seguindo os protocolos e cronogramas de limpeza, a fim de reduzir o impacto ao meio ambiente, que incluem:

  • o uso racional da água;
  • a utilização de produtos biodegradáveis, e
  • redução do uso de substâncias tóxicas e voláteis , pois provocam problemas de saúde, como alergias respiratórias e dermatológicas.

A contratação de empresas especializadas visa assegurar a realização das tarefas por profissionais preparados, acompanhamento e avaliação constantes, além de substituição no caso de faltas a fim de não prejudicar a função e atividades, e controle e processos validados.

Publicado em 16/02/2024 

Condomínios

Aqui, você encontra assuntos sobre Condomínios.