Maio Amarelo: segurança no trânsito

Postado em Condomínios. 20 de maio de 2024

Maio Amarelo enfatiza ações de conscientização para redução de acidentes de trânsito

  • A quantidade de mortes envolvendo motocicletas na cidade de São Paulo aumentou 25% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano passado.
  • Cerca de 33 mil pessoas morrem por ano no trânsito brasileiro, a maioria entre 18 e 24 anos.
  • Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com mais mortes em decorrência de acidentes de trânsito, atrás da China e Índia.
  • Excesso de velocidade, uso de celular ao volante, mexer no som, atenção dividida em passageiros e/ou crianças no banco de trás, dentre outros fatores, contribuem para 18% dos acidentes de carro em todo o mundo.
  • Trânsito é a principal causa de lesão medular no Brasil: 80% das vítimas são homens e 60% deles têm entre 10 e 30 anos.

segurança no trânsito

No Brasil, em sua 11ª edição, a campanha criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) visa sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito. O tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você”.

A iniciativa começou em 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Neste ano, a campanha “Maio Amarelo”, com foco na prevenção de acidentes de trânsito, traz o tema “A paz no trânsito começa por você”.

A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos —motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Confira algumas orientações:

Descanso Adequado
Dormir entre seis e oito horas por noite é fundamental para manter a atenção e os reflexos necessários ao dirigir. A falta de sono pode levar a um estado de fadiga, reduzindo significativamente a capacidade de reação do motorista diante de situações inesperadas na estrada.

Pausas Durante Longas Viagens
Durante viagens longas, é comum sentir cansaço ou sono. Nesses casos, é essencial parar em um local seguro para descansar e se alongar. Isso não só revitaliza o corpo, mas também ajuda a manter a mente alerta para continuar a viagem com segurança.

Alimentação 
À noite, o corpo tende a desacelerar, e uma alimentação pesada pode aumentar a sensação de sonolência. Optar por alimentos leves e em pequenas quantidades pode ajudar a evitar esse estado e manter o motorista mais desperto.

Substâncias Estimulantes e Álcool
É importante evitar o consumo de medicamentos, bebidas alcoólicas ou substâncias que prometem evitar o sono ou a fadiga. Esses produtos podem ter efeitos adversos e comprometer ainda mais a capacidade de condução segura.

Manutenção de Equipamentos de Segurança
A manutenção regular de lanternas, faróis, setas e faixas refletivas é crucial, reduzindo o risco de acidentes.

 

Condomínios

Aqui, você encontra assuntos sobre Condomínios.