Como usamos gestão de dados para melhorar nosso atendimento
Existem diversos fatores que determinam se a experiência do cliente é boa e se continuará assim.
Oferecer uma boa experiência ao cliente envolve uma série de fatores: qualidade na entrega, preços justos, atendimento atencioso e um pós-venda que acompanha de perto cada necessidade. Esse cuidado em todas as etapas é chamado de Customer Experience (CX).
Mas se já está bom, será que dá para melhorar? Com certeza. E é aqui que entra o poder dos dados.
Dados que cuidam da experiência
Na RS Serviços, acreditamos que um cliente satisfeito não só volta, como indica. E para garantir que isso aconteça, usamos a análise de dados como aliada para evoluir continuamente.
Relatórios que mostram o impacto comercial do atendimento ajudam a tomar decisões mais assertivas. Com base em números, conseguimos enxergar padrões, corrigir falhas e ampliar o que está funcionando bem.
A gestão de dados no atendimento começa com um processo simples, mas muito estratégico:
- Coleta de dados relevantes;
- Monitoramento constante dos canais de atendimento;
- Organização das informações que impactam diretamente o relacionamento com o cliente.
Para facilitar tudo isso, é fundamental utilizar softwares de atendimento ao cliente e, mensalmente, enviar uma pesquisa de satisfação para sua base de clientes. Além disso, disponibilizar canais de autoatendimento e conteúdos informativos ajuda a resolver questões de forma rápida. E, quando um cliente retorna com uma solicitação, o sistema garante que ele não precise repetir sua solicitação.
Como a análise de dados melhora a experiência do cliente?
Quando bem aplicada, a análise de dados pode transformar a maneira como atendemos. Veja os principais passos:
- Definir as fontes de coleta de dados;
- Estabelecer os principais indicadores de desempenho (KPIs);
- Transformar dados em informações relevantes;
- Analisar os resultados e identificar oportunidades de melhoria;
- Colocar estratégias em prática.
Etapas para transformar dados em ações
Tudo começa com a centralização das informações em um único lugar. Um software de CRM ajuda nesse processo, mas não é a única solução. Obter insights da própria equipe de atendimento, por meio de estudos e escutas ativas também pode ser um processo eficaz, apesar de mais trabalhoso.
Como medir o impacto da experiência do cliente?
Acompanhar os indicadores certos mostra se a comunicação está no caminho certo. Veja alguns indicadores essenciais:
- Taxa de conversão: mede quantos clientes avançam nas etapas de contratação;
- Tempo médio de resolução: avalia a agilidade e eficiência no atendimento;
- Índice de Esforço do Cliente (CES): mostra o quanto o cliente precisou se esforçar para resolver um problema;
- Pesquisa de satisfação: reflete a percepção do cliente sobre nosso atendimento.
Na RS Serviços, estamos sempre em evolução. Contamos com canais que facilitam o contato e garantem o registro de cada solicitação, como:
- Fale Conosco: disponível no nosso site e monitorado diariamente pela equipe de suporte;
- RS Atende: canal telefônico direcionado aos colaboradores, disponível pelo número (11) 3879-8254.
A gente acredita que dados fazem diferença, mas o que transforma mesmo é o cuidado com cada cliente.
É assim que A GENTE FAZ POR VOCÊ
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