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Gestão de dados para melhorar nosso atendimento

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Por: Caio Nicolav

Como usamos gestão de dados para melhorar nosso atendimento

Existem diversos fatores que determinam se a experiência do cliente é boa e se continuará assim.

Oferecer uma boa experiência ao cliente envolve uma série de fatores: qualidade na entrega, preços justos, atendimento atencioso e um pós-venda que acompanha de perto cada necessidade. Esse cuidado em todas as etapas é chamado de Customer Experience (CX).

Mas se já está bom, será que dá para melhorar? Com certeza. E é aqui que entra o poder dos dados.

 

Dados que cuidam da experiência

Na RS Serviços, acreditamos que um cliente satisfeito não só volta, como indica. E para garantir que isso aconteça, usamos a análise de dados como aliada para evoluir continuamente.

Relatórios que mostram o impacto comercial do atendimento ajudam a tomar decisões mais assertivas. Com base em números, conseguimos enxergar padrões, corrigir falhas e ampliar o que está funcionando bem.

A gestão de dados no atendimento começa com um processo simples, mas muito estratégico:

  • Coleta de dados relevantes;
  • Monitoramento constante dos canais de atendimento;
  • Organização das informações que impactam diretamente o relacionamento com o cliente.

Para facilitar tudo isso, é fundamental utilizar softwares de atendimento ao cliente e, mensalmente, enviar uma pesquisa de satisfação para sua base de clientes. Além disso, disponibilizar canais de autoatendimento e conteúdos informativos ajuda a resolver questões de forma rápida. E, quando um cliente retorna com uma solicitação, o sistema garante que ele não precise repetir sua solicitação.

 

 

Como a análise de dados melhora a experiência do cliente?

Quando bem aplicada, a análise de dados pode transformar a maneira como atendemos. Veja os principais passos:

  • Definir as fontes de coleta de dados;
  • Estabelecer os principais indicadores de desempenho (KPIs);
  • Transformar dados em informações relevantes;
  • Analisar os resultados e identificar oportunidades de melhoria;
  • Colocar estratégias em prática.

 

Etapas para transformar dados em ações

Tudo começa com a centralização das informações em um único lugar. Um software de CRM ajuda nesse processo, mas não é a única solução. Obter insights da própria equipe de atendimento, por meio de estudos e escutas ativas também pode ser um processo eficaz, apesar de mais trabalhoso.

 

Como medir o impacto da experiência do cliente?

Acompanhar os indicadores certos mostra se a comunicação está no caminho certo. Veja alguns indicadores essenciais:

  • Taxa de conversão: mede quantos clientes avançam nas etapas de contratação;
  • Tempo médio de resolução: avalia a agilidade e eficiência no atendimento;
  • Índice de Esforço do Cliente (CES): mostra o quanto o cliente precisou se esforçar para resolver um problema;
  • Pesquisa de satisfação: reflete a percepção do cliente sobre nosso atendimento.

 

Na RS Serviços, estamos sempre em evolução. Contamos com canais que facilitam o contato e garantem o registro de cada solicitação, como:

  • Fale Conosco: disponível no nosso site e monitorado diariamente pela equipe de suporte;
  • RS Atende: canal telefônico direcionado aos colaboradores, disponível pelo número (11) 3879-8254.

A gente acredita que dados fazem diferença, mas o que transforma mesmo é o cuidado com cada cliente.
É assim que A GENTE FAZ POR VOCÊ

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